sábado, 26 de março de 2016

Repostagem - TIATIRA – APOCALIPSE 2. 18 a 29


COMENTÁRIO BÍBLICO DE APOCALIPSE AS SETE IGREJAS
TIATIRA – APOCALIPSE 2. 18 a 29

CIDADE
Tiatira é a moderna “Akhiar” estava localizada no longo vale que conecta entre si os vales dos rios “Hermus e Caico”. No caminho unia Pérgamo com Sardes, e que seguia até Filadélfia e Laodicéia, numa rota onde podia chegar-se até Esmirna e Bizâncio. Embora Tiatira tinha  a sua importância, por esse caminho se transportava todo o intercambio comercial entre a Europa e Ásia.

Além disso, os artesãos locais produziam uma variedade de mercadoria, porquanto eram padeiros, pintores, curtidores, marinheiros, oleiros e obreiros de lã, linho e metal; o cobre em principal.  
____________________________________________________________________

A RELIGIOSIDADE DA CIDADE

Embora Tiatira não tivesse nenhum significado religioso especial, não era o centro de adoração de Cezar nem havia nela templos gregos de algum significado especial. A cidade era um centro industrial controlado por associações, isto é, uniões comerciais. Estas associações prestavam homenagens aos deuses pagão “Apolo e Artemis” e ao deus que era o herói militar “Tirimno”, que aparece nas moedas antigas montado num cavalo e armado com uma tocha e um pau. Na cidade funcionava um santuário de adivinhações, presidido por uma sacerdotisa conhecida como  “Sambbathe”. Os membros das associações eram obrigados assistir a festa em honra a esses deuses, comer carnes consagradas as divindades pagãs e participar de orgias sexuais promiscuas. O não cumprimento dessas regras significava expulsão da união comercial, e isso gerava falta de emprego, e pobreza. Os cristãos que se recusavam participar dos cultos aos deuses, comer carnes sacrificada aos deuses e envolver-se em imoralidade sexual comprometiam suas necessidades materiais, eram proscritos da sociedade.

Lidia a vendedora de púrpura, era natural de Tiatira, porém havia mudado para Felipos. Paulo a encontrou num culto e o Senhor abriu seu coração enquanto ela ouvia o evangelho – Atos 16.14 – presumimos que ele se converteu tornado temente a Deus na Macedônia, quando Paulo na cidade.
______________________________________________________________________

A SUPERFICIALIDADE DA IGREJA

Havia uma questão entre os membros da igreja de Tiatira que se perguntavam por que eles não poderiam pertencer à gula comercial, e exercer seu oficio, e tinham que sacrificando seus interesses comerciais negando fazer parte do sindicato que Le correspondia.

Em Tiatira tinha um movimento muito forte presidido por uma mulher que no Apocalipse se chama Jezabel, que sustentava a necessidade de entrar em compromisso com o mundo e com as normas de moralidade mundanas, a fim de não arriscar o êxito dos negócios e a prosperidade material.

O cristão não pode ter nada a ver com tais coisas. O problema de Tiatira era um problema universal. É um problema que ainda seguimos temos hoje; pode o cristão comprometer-se com o mundo  , e  se puder, até que ponto deve fazê-lo?
­­­______________________________________________________________________

A CARTA – TIATIRA – APOCALIPSE 2. 18 a 29
O PERIGO DO COMPROMISSO

A mais longa de todas as setes cartas é a que se dirige a menos importante. Entretanto, como veremos, o problema que Tiatira enfrentava e o perigo que corriam os cristão nela era idênticos com os que a igreja devia enfrentar em todas as cidades da Ásia.

A carta à igreja de Tiatira é, ao mesmo tempo a mais longa e a que mais fortemente reflete uma condição d total corrupção. Há um único versículo que a elogia, o que havia de bom ali; mas há cinco que descrevem seus males e trazem advertência necessariamente severas. Mostra os triunfos do paganismo na igreja, especialmente no tocante aos seus padrões morais, no tocante aos costumes sexuais, e que dominaram até mesmo os líderes da igreja. 

Na carta presente, podemos distinguir várias características de Tiatira. A descrição de Cristo,  –  “olhos de Fogo”,  talvez reflita a adoração a Apolo,o deus-sol – “os pés, como bronze polido”, podem ser uma alusão à industria de bronze da cidade. A linguagem “militar”, como execução dos filhos de Jezabel, e o governo de Cristo sobre as nações, mediantes a conquistas universal, pode ser uma alusão à história militar da cidade, como guarnição e fronteira. Jezabel embora tenha sido uma personagem histórica, uma mulher que causava dificuldades na igreja, representa a tendência natural da igreja em terras pagãs, dentro da fé cristã. O gnosticismo anunciava m falso evangelho, profeticamente, é retratada a igreja da idade das trevas, que de muitas se tornou inteiramente paganizada.    

1. Destinatário e Louvor

Apocalipse 2.18 – “Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido”

Ao anjo da igreja ...” – Há quem queira atribuir a carta a algum ser angelical que ministram à igreja, controlando seus ministros, servindo de mediadores espirituais. Outros pensam que se trata de uma pessoa enviada as comunidades cristãs levando copias do livro de Apocalipse, não é provável que se trate de cristão itinerantes e sim membros alguém permanente vinculado a igreja. O Apostolo João foi instruído a escrever uma breve carta endereçada ao pastor da igreja de Tiatira, vemos a mesma saudação as outras seis igrejas da Ásia menor. 

... igreja ...” –  1. Sendo elas em número de sete, representando a igreja universal, bem como a igreja cristã estabelecida na Ásia Menor;

2. O número sete, por ser um número místico, foi usado propositalmente por João. Assim é que neste livro, também temos sete selos, sete julgamentos por trombetas, sete personagens, sete visões dos adoradores do Cordeiro e da besta, sete juízos das taças, sete visões sobre a queda da babilônia, sete visões de como satanás será derrubado do seu reino e destroçado. Por isso a tradição visa a mensagem divina enviada à igreja universal, misticamente representada pelas sete igrejas da Ásia Menor;  

3. É possível que as sete igrejas representa, profeticamente, sete estágios da história da igreja cristã, até ao tempo de segunda vinda de cristo;

4.  Essas sete igrejas representam as condições espirituais das igrejas cristãs em qualquer época histórica;

5. Sete igrejas literais daquela época que precisavam instruções as quais estão contidas neste livro. Portanto, Apocalipse em parte é um livro histórico. Supomos que muitas de suas profecias, a começar do quarto capítulo deste livro, também  representam condições existentes nos fins do primeiro século de nossa era, bem como dos primódios do segundo século;

6. Se desenharmos um mapa dessas cidades na ordem que aparece no décimo primeiro versículo, descobriremos que ele forma um circulo, que é igualmente sinal da perfeição. É possível que João tenha propositalmente escolhido essas cidades a fim de formar um circulo geográfico, desta maneira representando a igreja universal;

... em Tiatira ...” – Era uma província romana da Ásia, área agora ocupada pela parte ocidental da moderna Turquia a cidade de “Akhisar”. Foi fundada como guarnição fronteira por “Seleuco da Síria” no ano 400 a.C. Posteriormente , tornou-se uma guarnição de fronteira oriental do reino de Pérgamo, e passou para as mãos de Roma em 133 a.C.

Tal como as  ouras cidades da Ásia Menor, em Tiatira havia templos dedicados a vários deuses, havia um templo da Apolo, o de Tirimanios, e de Artemis e um santuário a Sanbbathe. A igreja cristã não medrou ali longo tempo, logo tornou-se um dos centros do montanismo, um seita carismática e apocalíptica cristã. 

... escreve ...” – A ordem de escrever ocorre por treze vezes neste livro – (Apocalipse 1.11 e 19 – 2. 1,8,12 e 18 – 3. 1,7 e 14 – 10. 4 – 14.3 – 19.9 e 21.5), uma vez em cada uma das sete cartas. O intuito do Senhor era que a revelação fosse preservada; e até a forma escrita é a melhor maneira de preservar uma comunicação. – Habacuque 2.2 – “Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a pessoa que a passa ler até quem passa correndo

As visões de Apocalipse foram escritas a fim de serem publicadas. Sua mensagem merecia publicidade. Somente no caso dos sete trovões no que concerne ao livro de Apocalipse – é que seu significado deveria ser selado – Apocalipse 10.4     

Quem manda o Apóstolo escrever ao anjo da igreja é Jesus Cristo – Essas cartas constituem exclusivamente das palavras de Cristo, mas diferentemente das parábolas, ou sermão do monte, foram ditadas dos céus, depois de que ele ressuscitou e foi glorificado. Essas palavras são únicas registradas em seus discursos que chegaram até nós. Elas chegaram até nós com admoestações sete vezes reiterada, de que devemos ouvi-las e guardá-las no coração.

Os pastores não são meramente portadores de luz, mas como as estrelas, são doadores de luz. Eles transmitem a luz aos membros das igrejas, as quais, por sua vez dissipam as trevas que os circundam.

Jesus se dirige aos mensageiros da congregação locais, pois eles são responsáveis por levar a mensagem ao povo. Se eles falharem em fazê-lo, abafam a luz do evangelho  e conservam os membros da igreja na escuridão. Jesus espera que os pastores sejam os embaixadores da sua palavra. Romanos 10.14 – “E como pode ouvir se não há quem pregue?  

... estas cousas ...” – Isto é, o conteúdo da carta que segue, com sua advertência e promessa.

... diz o Filho de Deus ...” –  Jesus é Filho de Deus, esse título foi escolhido com base em sua dignidade, prometendo o uso do poder de julgar. – Hebreus 1. 1 a 3

A Expressão também pode significar que Jesus se dirige aos judeus de Tiatira que rejeitavam sua divindade, ainda que a carta não forneça nenhuma indicação de presença judaica nesta cidade, não podemos descartar sua influência de forma negativa a pessoa de Cristo. Quando Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, satanás se aproxima de Cristo, e por duas vezes tenta colocar em cheque a autencidade de sua filiação – Mateus 4.3 e 6 – “... se és Filho de Deus ...

A expressão eram também bastante relevante para a sociedade pagã daqueles dias, a qual considerava Cezar e Apolo, igualmente como filhos de deuses. Jesus,  porém, é único Filho de Deus, que está acima de todos os deuses. Com seus olho de chama de fogo, nada lhe escapa, como ele mesmo afirma ser o que sonda os corações e mentes. Na presença santa de Jesus, nada pecaminoso pode entrar nem ser escondido. Com seus olhos de fogo ele dissipa as trevas e queima as impurezas

Jesus põem-se de pé na cidade de Tiatira com pés como bronze reluzentes. Essa liga é durável e forme. O brilho do metal chama atenção, de modo que a população percebe a presença de Jesus. Como ele fixa residência permanente na cidade, assim seus seguidores devem permanecer ali sem receio.    

... Olhos de fogo ...” – Consideremos alguns pontos. Esse versículo pode-se ser comparado com Daniel 10.6. A expressão também aparece no Apocalipse 1.14 e 19.12

1. Tais palavras indicam um discernimento penetrante quanto ao caráter de cada cristão, Ele sonda os pensamentos e o intuito do coração, a motivação dos atos e desenterra os vícios ocultos.

2. Apolo filho de Zeus era considerado o deus-sol, e seu poder sem limites. Mas , o poder ilimitado pertence exclusivamente ao filho, que se chama Jesus Cristo. Nas escrituras, o fogo com freqüência serve de símbolo da ira de Deus, subseqüentemente     ao julgamento. Cristo tem discernimento para saber como e quando deve julgar.

Nas escrituras apócrifas de II Enoque 1.5 está escrito: “Seus olhos eram como lâmpadas acesas”, essa expressão era usada nos escritos latinos e gregos  para descrever o terrível e penetrante aspecto dos olhos dos deuses e dos heróis. Assim os olhos de Cristo são: perscrutadores, penetrantes e dotado de um aspecto temível. Ninguém pode escapar do seu exame perscrutador. O fogo dos seus olhos é a ira divina, a humanidade inteira, incluindo a igreja precisa dessa purificação.
Os homens terão de ceder forçosamente  às chamas de fogo de Cristo, por tratar de uma força irresistível.

... seus pés semelhantes ao bronze polido ...” – Talvez haja alguma alusão à  industria do bronze em Tiatira. Eles sabiam qual aparência do “bronze vermelho rubro” quando ainda se encontravam nas chamas refinadoras, e do brilhante polido”.

A palavra usada aqui é “chalkolibonon” o significado e a derivação é incerta desse vocábulo, porque tem surgido diversas conjecturas, a saber: 1. Seria um bronze de mui excelente qualidade; 2. Seria um amálgama, cuja natureza é desconhecida, pois essa palavra só aparece no livro de Apocalipse; 3. Seria um bronze polido; 4. Seria o bronze do Líbano; 5. Seria a palavra que combina o termo grego “chalko = bronze”, e o termo hebraico “laban = embranquecer”, referindo-se ao bronze como se assemelha quando é refinado no fogo, isto é, branco e quente.

Os pés são instrumentos de movimento e de pisar. O bronze fala sobre autoridade e a administração da justiça. Tal juízo será completo e incansável. O mal será finalmente esmagado. Que a igreja se separa daquilo que é condenado e degradante.

Apocalipse 2.19 – “Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas ultimas obras, mais numerosas que as primeiras.”

... conheço as suas obras ...” – Isso expressa as condições espirituais em geral daquela igreja, e não meramente aquilo que faziam. Em cinco das cartas a Apocalipse, Jesus diz conhecer suas obras, e são elas : Tiatira a carta em questão, Efésios, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

Jesus não diz estar meramente familiarizados com os Tiatira, mas declara conhecer profundamente tudo o que eles fazem, porque nada escapa a sua atenção. O substantivo “obras”, é abrangente e pode ser interpretado no sentido tanto de feitos bons quanto de malfeitos, tanto no sentido positivo como no negativo. Consideremos alguns pontos:

1. É salientada assim a Onipotência de Cristo. Essa declaração é reiterada a todas as igrejas. – Mateus 12.25 – “Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos ...

2.  O interesse de Cristo por sua igreja é focalizado, porque ele conhece as suas condições, a fim de louvar ou de repreender à mesma, e tudo o que visa produzir é modificações espirituais favoráveis.

3. As obras que Jesus conhece, representam as condições espirituais em geral da igreja, e não neste caso aquilo que chamamos de “serviço ativo”. Portanto a palavra obra neste caso, indica o “caráter geral”, a natureza da pessoa, como ela age, e o que pensa. O salmo 139 expressa com louvor essa frase. O termo geral “obra” é desdobrado neste mesmo versículo, para que tenha os seguintes significados:

a) – Labor – Trabalho árduo – Serviço ativo prestado sob pressão;
b) – Paciência – resistência neste labor, sob perseguições;
c) – Ódio e oposição ao mal e aos atos malignos, de homens que pervertem o evangelho e promovem a impiedade em nome de Cristo;



Ele não vê o que esperamos ser, nem o que temos feito, nem o que pensamos que podemos fazer, e sim as nossas condições reais, nosso caráter. isso é uma ameaça aos  hipócritas e pretensiosos; é uma ameaça para aqueles que brincam com a fé religiosa. Mas é um conforto aos fiéis, que são desprezados e perseguidos por outros, de dentro ou fora das igrejas. 

... o teu amor...” – Nota que Jesus sumariou a lei em dois mandamentos: “Amar ao Senhor teu Deus de todo coração, alma e menta, e amar ao próximo com a ti mesmo” Mateus 22. 37 a 40.

Há diversas formas do amor , a saber:

1. Há o amor de Deus, é o amor que Deus tem pelos homens, e é conhecido como “Amor Agape”. Essa é a fonte de todo amor, o que é comentado em João 3.16;

2. Há o amor de Cristo pelos homens, cuja natureza é igual à do amor de Deus, que é comentada em II Coríntios 5.14;

3. Há amor do homem a Deus e a Cristo. Que é expressa diretamente mediante subida mística da alma;

4. Há amor próprio. Trata-se de uma condição patológico quando o individuo não ama a si mesmo. – Mateus 22.39 – Efésios 5.29;

5. Há amor de um ser humano por outro ser humano, ou pela humanidade, que é conhecido como “Amor Fileo”. É a transferência dos cuidados de temos por nós mesmos para nossos semelhantes, exemplos: todos sabem o que é amar pelo menos uma pessoa um filho, a esposa, um amigo chegado, ... Muito poderá fazer por essa pessoa, ainda que nem tudo o que faria por você mesmo. Porém é quase impossível alguém oferecer sua vida a morte por alguém, por mais que seja amada.


Ninguém tem maior amor do este: de dar a alguém a própria vida em favor dos seus amigos” – João 15.13

Um poema de Bernardo de Clairveaux – 1091

Mas, a quanto àquele que acham
Ah! O seguinte,
Nenhuma língua ou pena pode mostrar
O amor de Jesus, o que ele é
Ninguém o sabe, senão os seus amados!

Mui provavelmente, o versículo que pé comentado, fala desse amor ao próximo. Todo amor exercido pelo cristão ou incrédulo, tem sua origem em Deus. A igreja de Tiatira, possuía um espírito altruísta, demonstrando seus atos de misericórdia e bondade.     

... a tua fé ...” - Existem pessoas dotadas de um poder de fé extraordinário, podendo valer-se do poder de Deus atráves de uma dedicação incomum que se expressa na forma de fé. A fé é um dom, e está provavelmente envolvido com a dom de ensino, alguns homens confiam em Deus de maneira incomum. A fé como um dom, permitiu que os perseguidos mátires fossem sustentados e se mostraram perseverantes até o fim.

A fé pode ser objetiva, isto é, aquilo que acreditamos, o credo ou o cristianismo, como um sistema religioso. É também figura de uma virtude espiritual, em que o cristão diariamente entrega sua alma aos cuidados de Cristo, nele confiando, dele recebendo orientação para vida diária.


A fé procede do Espírito Santo, como dom e cultivo, embora requeira que o homem submeta ao Senhor e sua vontade. Portanto, a fé pode ser abafada pela perversão, pelo pecado ou pela desobediência.

Na bíblia a fé nunca aparece como mera crença, em certo número ou espécie de doutrina, mas, sobretudo no Novo Testamento sempre envolve a dedicação pessoal do indivíduo a Cristo.

Fé não é crença. A crença é passiva, a fé ativa. Trata-se de uma visão que inevitavelmente, transforma-se em ação – “... visto que andamos por fé, e não pelo que vemos” – II Coríntios 5.7

A fé é uma faculdade superior a razão. É a razão divina insuflada nos homens. É a sabedoria divina que nos capacita a reconhecer que os verdadeiros valores da vida devem ser aplicados à vida.

Pois em verdade vos digo, se tiveres fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível” Mateus 17.20

... sem fé é impossível agradar a Deus ...” – Hebreus 11.6 

... o teu serviço ...” – No grego é “diakonia”, que aponta para todas as modalidades de serviço, dentro e fora da igreja local, e não apenas o trabalho de um diácono cujo título é derivado do vocábulo grego aqui utilizado. O amor era condição interna, ao passo que o serviço por eles prestado era a manifestação externa. Prestação de serviço aos enfermos e pobres, bem como todos quanto precisam de ajuda; prova natural de “Amor Agape”. A igreja desenvolvia um serviço voluntario e benévulo às viúvas, órfãos e pobres em geral.

... perseverança ...” – Do grego temos o vocábulo “upomone”, que pode significar apenas “paciência”, mas que, normalmente indica “resistência constante”, sobretudo por perseguições em tempo difíceis. A igreja perseverava em amor, em sua fé e em seu serviço ao próximo; essa constância era especialmente elogiável, porquanto assim faziam, a despeito das perseguições que sofriam.

... e as últimas obras, mais numerosas do que as primeiras ...” – o versículo elogia, ao trabalho árduo e ao processo contínuo, mostrando-se contrário à satisfação com o estado presente.

Não basta que o cristão mantenha a sua posição, é mister que avance. Assim sendo, grande é o louvor que há nessas palavras “... tuas última obras ...”. os homens podem definidamente por retroceder ou avançar, com igual energia. Os cristãos de Tiatira não retrocederão, mas avançarão. E contraste com a igreja de Éfeso, que vinham declinando no amor, o que só prejudicava ao serviço deles.

A ausência de progressão é sempre acompanhada pela regressão. – “todavia o meu justo viverá pela fé, e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma, nó porém, não somos daquele que retrocedem para a perdição, somos entretanto, da fé, para conservação da alma” – Hebreus 10. 38 e 39    

2. Censura e Mandamento

Apocalipse 2.20 – “Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos”


Tenho, porém, contra ti ....” – A  mudança de louvor para censura é súbita e brusca. Ainda quando os cristãos tivessem feito um considerável esforça para socorrer as pessoas materialmente necessitadas e a confiar espiritualmente em Deus, toleraram um influência pecaminosa na igreja. É a loucura do pecado e do egoísmo, fraqueza causada pela inquirição espiritual imprópria ou deficiente, que produz ações assim.
  
Essa influência se espalhara como um câncer, de modo que em vez de saúde espiritual da congregação, ela se comprometia seriamente. A igreja de Éfeso odiava as obras do Nicolaítas ; Apocalipse 2.6 – a igreja de Pérgamo permitiam que os Nicolaítas vivessem em seu meio; Apocalipse 2.15 – a igreja de Tiatira tolerava a doutrina fraudulenta no seio da congregação, da falso profetiza Jezabel.

... o tolerares que essa mulher Jezabel ...” – Quanto a historia de Jezabel, esposa do rei Acabe de Israel ver em – I Reis 16. – Jezabel foi a rainha idólatra e imoral, que lutou contra o profeta escolhido por Deus Elias, assim desafiando e negando á autoridade espiritual legítima, na comunidade religiosa. Era filha de Etbaal, rei do Sidonios, que fora sacerdote de “Astarte” – I Reis 16.31 – Jezabel em conjunto com Acabe cultuaram o deus pagão Baal e construíram um templo a  Asera e outro a um poste ídolo sagrado – I Reis 16.31 a 33, 21 a 25 e também II Reis 9.30 a 37 – Esse casamento com a princesa pagã assinalou o pior período do reino do Norte. Jezabel não respeitou nem um pouco a religião oficial de Israel, a ponto de tentar exterminar por completo todos os profetas de Yahweh, e teria possível êxito se muitos deles não tivesse que se ocultar – I Reis 18.13. Além de estabelecer culto a Baal e Astarote, angariou quatrocentos sacerdotes a essa seita a Baal e quatrocentos ao poste ídolo. Um gigantesco santuário foi construído, para conter esses adoradores aos deuses falsos.

O Novo Testamento revela que mulheres profetizavam – Lucas 2.36 – Atos 21.9 – I Coríntios 11.5 – A mulher da igreja de Tiatira é mencionada por nome de Jezabel a prostituta religiosa que se autodenominava profetiza, mas era, promotora da idolatria, e tornou-se um símbolo apto para o surgimento o gnosticismo na igreja cristã. Essa mulher mantinha um posto influente em Tiatira, porque era mestra, porém a sua instrução era fraudulenta. Ela persuadia a igreja a envolver-se em relações sexuais ilícitas nos templos pagãos e ali comer alimento que fora oferecido aos ídolos. Não surpreende essa mulher se chamar Jezabel, porquanto sua homônima no Antigo Testamento persuadia Israel cultuar o deuses da fertilidade Baal e Asera.

É muito difícil identificar esta Jezabel d Tiatira. Por isso abaixo teremos alguns sentido simbólicos da personagem em pauta:

1. Alguns dizem se tratar de Lídia a vendedora de púrpura. Mas essa questão é muito duvidosa, Lidia foi a primeira convertida à fé cristã em Filipos, ela se tornara cristã em 50d.C, e Jezabel ensinava Tiatira em meados de 90 d.C. Identificar as duas mulher como a mesa pessoa é pura especulação. Lidia, antes de sua conversão, era membro da Associação comercial, e tinha que resolver optar por Cristo ou pela associação. A mulher chamada Jezabel, poderia ter sido um interesse comercial em Tiatira.

2. Não há como duvidar que alguma seita gnóstica e licenciosa é representada por esse título;

3. É possível que Jezabel tenha sido uma mulher real, líder de um partido amoral dentro da igreja de Tiatira, e líder da própria igreja. Não é possível que esse tenha sido seu nome seu real, não obstante ser ela uma Jezabel;

4. Também é possível que o culto ao imperador seja visto aqui como algo que desempenhava papel em tudo isso. É razoável a suposição que Jezabel de Tiatira não hesitava em opinar favoritismo acerca da adoração ao imperador, chegando a encorajar os cristãos a participarem desse tipo de idolatria;

5. Notemos que Jezabel era uma profetiza. Ela imitava os dons espirituais, provavelmente mediante ates mágicas e o demonismo. Desse modo ela representava a imitação satânica dos dons espirituais;

6. O nome dela é símbolo da corrupção moral e espiritual da igreja, profeticamente falando, Jezabel simbolizava o paganismo radical que invadiu a cristandade.

7. O nome Jezabel, pois representava o adultério físico e espiritual, e um adultério tolerado e até mesmo encorajado nos limites interiores do que se chama de igreja cristã.

8. Ela não ode ter sido uma figura simbólica em Tiatira, porquanto essa Jezabel se achava no seio da igreja, e não fora dela. Alguns supõem que ela tenha sido a esposa do principal pastor da igreja, ou bispo daquela região. Portanto nada pode ser dito com confiança a respeito disso.

9. Alguns pensam que ela simboliza “Roma Apóstata” a igreja de Roma. Mas na verdade ela era um elemento corruptor que operava dentro da igreja, mas não a própria igreja. Devemos lembra que a igreja foi elogiada quanto acerto caráter particular, não foi totalmente apóstata e nem totalmente má.

... profetisa ...” – O s dons espirituais não se limitavam aos homens, na igreja primitiva – m  Lucas 2.36 – Atos 21.9 – I Coríntios 11.5 – Jezabel representava imitação satânica dos dons proféticos, provavelmente ela era dotada e talvez inspirada pelos demônios.

... a si mesma ...” – Jezabel se auto nomeou profetiza, mas as forças malignas que usavam lhe dava um a aparência de autoridade. Era usurpadora que usava o seu poder para destruir a igreja.

... ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição ...” – A doutrina de Jezabel era extremamente liberal. Particularmente, ela não via defeit no adultério. Seduziu vários varões da igreja, e, com mão de ferro, prendia a homens com sua imoralidade.

Mas o versículo também indica que essa fornicação também fazia parte da adoração pagã as divindades que ela promovia, tal como a Jezabel esposa de Acabe. Jezabel ensinava que, podia abusar do corpo, sem prejudicar o espírito. É preciso lembrar que, o pecado é algo que cativa e corrompe a personalidade interna, e não meramente a porção física do ser.

Os profetas falsos não são apenas aqueles que sustentam doutrinas falsas, mas podem ser pregadores do evangelho, cujas vidas pessoais, devido à sua imoralidade desvia às pessoas. Existem ateus práticos que são totalmente ortodoxo em sua doutrina e  em sua pregação.

Oito livros no Novo Testamento foram escritos para combater o gnosticismo, o qual anunciava uma mensagem destituída de requisitos morais. São esses os livros: Colossenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, I, II e III João e Judas. Alem  da epistola aos Efésios, o evangelho de João e Apocalipse, fazem oposição a essa heresia.

 “... e comerem coisas sacrificadas aos ídolos ...” - Já vimos a menção a esse fato no décimo quarto versículo deste capítulo.

A menção dessa parte da influência de Jezabel mostra-nos. além de qualquer dúvida, que as imoralidades por ela promovidas não eram meramente privadas, a fim de satisfazer às suas paixões individuais. Mas também encorajava um culto pagão que envolvia tanto a imoralidade como a idolatria, em conexão com o ·culto ao imperador,  mas separado deste último. Os excessos sexuais tornaram-se parte da adoração daquela
igreja. A Jezabel do Antigo Testamento ensinava e praticava tanto a imoralidade quanto a idolatria. – II Reis 9.22 a 30 –  Jeremias 4.30 e Naum 3.4.

Vemos que a intenção de Balaão, dos Nicolaítas e Jezabel, era a mesma, enganar o povo de Deus, persuadindo-os aceitar um estilo de vida que lhe permitiria ser aceito no mundo e a manter-se membro na igreja. – “Ninguém pode servir a dois senhores” – Mateus 6.24 e Lucas 16.13 – “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus?” – Tiago 4.4

Apocalipse 2.21 – “Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela todavia, não quer arrepender-se de sua prostituição.”

 “... dei-lhe tempo ...” – Essa expressão sugere que passara algum tempo desde que Jezabel havia ingressado na igreja. João sabia que o Senhor não é lento concernente suas promessas, porém exerce paciência, e sempre concede ao pecador conselhos e oportunidade para arrepender-se. Ninguém pode dizer que Deus age precipitadamente. As escrituras ensinam que ele é um Deus de misericórdia, que não tem prazer na morte de ninguém. Mas sim, que as pessoas se arrependam e vivam – Ezequiel 18. 30 a 32

Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? – diz o Senhor Deus; não desejo, antes que se convertam dos seus caminhos e viva” – Ezequiel 18 23

As  misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim ...” – Lamentações de Jeremias 3.22

Isso se deve ao amor incondicional do Senhor para com a humanidade, e permite o arrependimento – João 3.16
  
O culto ensinado por Jezabel, estava certo da superioridade de suas doutrinas. Insistiam os mestres gnósticos que alguns poucos homens, buscara a salvação por meio de conhecimento, e Este era supostamente adquirido por intermédio de seus ritos, mágicas e experiências duvidosas. O falso evangelho deles no entanto não tinham poder de libertar a ninguém dos vícios, e de fato nem menos professavam tal coisa. Essas pessoas eram obstinadas e orgulhosas espiritualmente, Jezabel rejeitava a chamada ao arrependimento, e juntamente com isso, a sua subida para gloria celestial.

... para que se arrependesse ...” – A chamada ao arrependimento é comum nas sete carta de Apocalipse – Apocalipse 2.5, 16 e 21 – 3.3 e 19. – O arrependimento é uma conversão da alma, a modificação rela na natureza básica, e não meramente uma resolução humana de conduta melhorada. Ela exige o poder transformador do Espírito Santo, o qual vai transformando em nós a própria natureza moral de Cristo. Todos homens podem se arrepender, sendo diretamente responsáveis pela suas própria transformação moral.

... não quer se arrepender ...” – Todos os homens são dotados de um sentimento de livre escolha, podemos atender o chamado de Deus ou não – “Deixe o perverso seu caminho, o iníquo seus pensamentos ; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para nosso Deus, porque é rico em perdoar” – Isaias 55.7

Jezabel resolveu na sua vontade  que não se arrependeria. A resposta dela era seca e final. Seus coração estava esclerosado porque vinha pecando há muito tempo, e por basear-se em um credo pervertido e perigoso – Mateus 23.37.

Afinal de contas a principal atração das religiões falsas é a liberdade que dá as paixões que o coração aprecia. – Romanos 8. 5 a 11

... da sua prostituição ...” – Do grego “perneia” é melhor traduzida por imoralidade, porquanto indicava todas as formas de excessos sexual, concupiscência e perversões, e não apena sexo ilícito antes do casamento. Tratava-se tanto de práticas imorais pessoais, como parte do culto gnóstico. Era algo tanto espiritual como físico. Outrossim, era uma desordem que se firmara de longa data, e não queriam ceder as admoestações feitas pelo Espírito Santo. O desejo perverso prende os homens em algum vicio, como se fora uma braçadeira de aço.

Apocalipse 2.22 – “Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.”

... a prostro de cama ...” – Jezabel fizera de sua cama um lugar de concupiscência e vicio. E Deus prepararia para ele um leito de angústia e de retribuição do que fizera a igreja de Cristo. Veja pois, como Deus tratou a Jezabel esposa de Acabe, pelo mau e perversidade cometida contra Israel – II Reis 9. 30 a 37

A mulher Jezabel estava ajuntando o que semeara, fora lançada num leito de sofrimento que eventualmente a levou a morte. – Gálatas 6. 7 e 8

A oportunidade para o arrependimento oferecida por Jesus não foi aceita, visto que Jezabel recusou-se dar ouvidos ao Espírito Santo. Os seguidores que cometeram adultério e praticaram idolatria tiveram tempo ao arrependimento.    
  
... grande tribulação ...” – Grande tempo de teste e sofrimento, a “cama de retribuição”, em substituição ao seu leito de prazeres ilícitos.

A ”cama e a tribulação”, são dois vocábulos que expressam a mesma idéia, supõem-se que prostrar de cama, seja equivalente a infligir de enfermidade.  

Por seguinte, o leito que antes dava a Jezabel um prazer pecaminoso, é agora retratado como um “leito de enfermidade”, onde teria de sofrer agonia devido à sua enfermidade da alma, sem o poder curador de arrependimento.

A predição envolvida nesta versículo, quase certamente envolvem uma promessa milenar, é natural pensar que a “Grande Tribulação”. Supõem-se historicamente falando, que essa predição se cumpriu no tempo da original igreja de Tiatira. Além disso, serve de símbolo acerca do juízo de Deus em qualquer época, produzido pelo pecado não perdoado.

A tribulação conduz a morte. O leito de enfermidade, será um leito de morte, para o impenitente. Quanto aos Mártires, fiéis ao testemunho de Cristo, santos em sua vida, a vida eterna lhes é garantida, ainda que morram, por motivo da sua posição em Cristo – Apocalipse 2.10 e João 11. 25 – “... Eu sou a ressurreição e a vida. Quem Crê me mim, ainda que morra viverá

Os cristãos martirizados podem sofrer tribulação que conduz à morte, mas receberão a vida na glória. Não ocorre o mesmo tanto com Jezabel e seus filhos espirituais. Esses são prostrados de cama, somente para sofrer julgamento, e a morte eterna.   

A GRANDE TRIBULAÇÃO

Mateus 24.21 – “... porque neste tempo haverá grande tribulação, como desde o principio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais ...
Apocalipse 7.14 – “Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Ele, então me disse: São estes os que vem da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram-no sangue do Cordeiro

A descrição do historiador Josefo, em seu livro “Guerras dos Judeus”, sobre os acontecimentos que acompanhavam a destruição de Jerusalém, em 70 d/C ilustra como Mateus deve ter pensado que nenhum acontecimento poderia ser mais horrível, nem antes nem depois. Todavia as palavras são proféticas, acerca da grande tribulação que ainda faz no futuro, no tempo angustia, quando se levantar o anticristo. A destruição de Jerusalém no ano de 70 d/C, foi apenas um exemplo simbólico, ao tempo do imperador Adriano em 132 d/C, outra devastação ainda maior atingiu a nação de Israel, quando os judeus foram impedidos de entrar na cidade. Essa catástrofe foi profecia que se lê no livro de Daniel 12. 1 e 2

A profecia de Daniel a respeito de Tito e Adriano, foram meros tipos simbólicos da colossal destruição final, que não se limitará apenas a nação de Israel, mas envolverá todas as nações. Aquele que promoverá tamanha destruição final não será nenhuma figura apegada com Tito ou Adriano, mas será o grande destruidor em pessoa, o anticristo.

Além das destruições motivadas pelas perseguições religiosas e por outras atrocidades humanas, haverá grande agravamento dos distúrbios naturais como: terremoto, inundações, enfermidades em vasta escalas e pestes severas e incontroláveis. Essa calamidades pode ser lida no livro de Apocalipse do quarto ao décimo nono capítulo. Então se modificará a linha costeira de muitos lugares, ilhas afundarão, enfermidades se propagarão, guerras devastarão, homens ímpios e enlouquecidos passarão a governar, o caos e a ruína reinarão, e nenhuma nação poderá controlar seus próprios cidadãos. Em meio essa destruição e caos, somente uma pequena porção dos habitantes do mundo sobreviverá. Alguns acreditam que a causa desses acontecimentos mudará os polos da terra, e isso traria de volta condições de grandes devastações que a geologia revela, e que teriam ocorrido na história passada da terra. As zonas climáticas serão alteradas repentinamente, os oceanos invadirão vastíssima áreas de terra atualmente povoadas, os vulcões entrarão em erupção em grande número e com fúria avassaladora. Muitos clamarão a Deus, implorando misericórdia, mas outros amaldiçoarão ao Senhor e desesperarão da existência.    De acordo com Josefo, milhares de pessoas pereceram durante o assédio final de Jerusalém, centenas foram levadas para escravidão, mas tudo isso é exemplo do tipo de calamidade que ainda se verá ali; somente desta vez a destruição se tornará universal.

OS ELEMENTOS DA GRANDE TRIBULAÇÃO

1 – São elementos referidos acima, como o caos geral, a destruição em par por meio das guerras, pragas e a loucura da própria natureza;

2 – O reinado do anticristo – Ele promoverá cultos religiosos totalmente pervertidos, que fará o comunismo parecer santo;

3 – A principio ele fará seu centro em Jerusalém, embora o seu campo de operações seja o mundo inteiro. Terá u entro de atividades em Roma. Será dominado por um elevado, poder maligno, pelo próprio satanás; e dotado de grande sabedoria, essa seria uma sabedoria diabólica. Todos homens ímpios, em comparação a ele serão meros infantes. Ele promoverá culto totalmente pervertidos, que os povos do mundo, especialmente os jovens serão rapidamente arrebanhados por esses cultos, seguindo-o com um senso de realização pessoal. E, relação a influencia o anticristo será comparado a João Batista de satanás, conforme alguns místicos contemporâneos, um politico dos E.U.A promoverá suas causas através dos meios de comunicação mundial;

4 – Todos homens poderão escolher se aceitarão ou não o domínio do anticristo. Mas aqueles que se encurvarem a ele, serão martirizados;

5 – A tribulação com sua perseguição religiosa e sua destruição generalizada, haverá de purificar à igreja, naquilo que será seu banho nupcial, a atual igreja com suas corrupções, imoralidade e mundanismo, não pode alçar voo para alturas celestes;

6 – Os homens durante o período da tribulação, atingirão o clímax da apostasia. Através do anticristo chegarão adorar ao próprio satanás;

7 - A despeito de tanta agonia , a tribulação também será uma oportunidade sem precedente de renovação e de conversão religiosa. Israel será envolvido nesses acontecimentos, mas sempre em cooperação com a igreja cristã, da qual fará parte integral, após a sua conversão como nação. O trecho de Apocalipse 7:9 deixa isso entendido.

8. Duração da tribulação. Durará, talvez. 40 anos. Trechos como Daniel 9:24-27 e Apocalipse 11:1 parecem indicar um período de sete anos de natureza extremamente critica, envolvendo relações entre o anticristo e a Palestina, mas não que a tribulação inteira perdurará somente sete anos. A Palestina será ocupada por forças russas. Talvez isso faça parte do que significa que a cidade santa ·será pisada· por quarenta e dois meses (que talvez simbolizem três anos e meio). Detalhes como esses tornar-se-ão claros como o cristal quando os próprios acontecimentos estiverem sucedendo; mas para nós, que ainda estamos distantes deles algumas décadas , só podem ser parcialmente compreendidos. Entretanto, somos da opinião que sem importar o que signifique esse período de sete anos. tudo será parte do período da tribulação que será um tempo crítico para a nação de Israel, embora esses anos não esgotem a própria tribulação. O número sete pode ser um número místico ou simbólico, e não um número que indique sete anos exatos. Somente os próprios eventos poderão mostrar-nos, exatamente, o que tudo isso significa – Apocalipse 11.2

9. A batalha de Armagedom, seguida pela parousia ou segundo advento de Cristo, porá fim a esse horrendo período. (Ver Apocalipse 14:14 e 16:16 e 19:11).

10. O número Quarenta: O número bíblico simbólico místico para provação é constantemente 40. Exemplos: A chuva do dilúvio caiu 40 dias; Israel foi provado 40 anos no deserto; Moisés estava no monte 40 dias e noites quando recebeu a lei; a pregação de Jonas durou 40 dias; Jesus foi tentado 40 dias. Seria muito estranho se a maior provação de todas não durasse o tempo tradicional e espiritual, isto é. 40, e neste caso. tal número de anos.

A ênfase escatológica das sete igrejas do Apocalipse é inegável. Apesar dessas sete igrejas representarem épocas sucessivas da dispensação da igreja cristã, as últimas quatro igrejas de alguma maneira pintam a igreja do tempo do fim. Assim é que a igreja de Tiatira é ameaçada com a “Grande Tribulação”. Sardes é ameaçada com a vinda de Cristo como um ladrão; Filadélfia é prometida a proteção na “Grande Tribulação” e Laodicéia é destinada a sofrer as agonias dos últimos dias. Muitas promessas e ameaças escatológica se aplicam a essa face, conforme se vê na descrição das quatros que acabamos de mencionar. 

... os que com ela adulteraram ...” – A mulher literal de Tiatira, Jezabel cometia adultério físico e encorajava outros a fazê-lo, tanto quanto em conexão com o culto do gnostiscismo de outra religião pagã.

Simbolicamente todas as igrejas locais que permitem a instauração da moralidade pagã em suas vidas, são exemplificadas em Jezabel de Tiatira. Assim, por exemplo, a nação de Israel, devido à sua rebeldia e idolatria, foi acusada de cometer espiritual – Jeremias 3.8 e 5.8 – Ezequiel 16.32.

Quem seriam esses adúlteros? – Seria aqueles que literalmente se deitaram com Jezabel, e as prostitutas culturais dos templos pagão. E também, seriam os associados de Jezabel ao culto gnóstico, que prostituíam o evangelho e cometiam “adultério espiritual”. Eram aqueles que cedia as influência malignas do paganismo; aqueles que se ocupassem do “culto ao imperador”; aqueles que permitiam que a igreja local fosse cativada pelo paganismo e transigisse com o mesmo. Todos esse eram companheiros de cama de Jezabel.

... caso não se arrependam ...” – A decisão é deixada a pessoa que recebe a advertência. Os juízos de Deus são justos, podemos estar certos. Eles vêem ao tornarem necessários, porquanto são adiados somente por motivos de sua misericórdia.

... das obras que ela incita ...” – Essas era as obras que transformara a igreja de Tiatira em casa de prostituição.     

Aqueles que foram capturados pelos vícios não podem herdar o “Reino de Deus”. O evangelho deve ser isento de todo vício, ou, em caso contrário até onde isso nos diz respeito. – Gálatas 5.19 a 21 – Efésios 5.5

Apocalipse 2.23 – “Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mente e corações, e vos direi a cada um segundo as vossas obras.”

... Matarei os seus filhos ...” – Jezabel e seus amantes e a seus filhos ilegítimos, são prometido o mais severo julgamento. No tocante aos mártires, a morte é vantajosa, pois assim escapam da segunda morte.  Morte aqui não se trata de nenhum elemento benéfico aqui, fala do juízo que sobreviria aos elementos falsos da igreja, situação que eles se achavam. Temos aqui também uma alusão a segunda morte, que seria equivalente ao juízo eterno – Apocalipse 14.11 – Colossenses 3.6

Os filhos de Acabe tiveram morte violenta, tal como sucedeu à sua esposa Jezabel – II Reis 9. 30 a 37 e 10.7

Quem são esses filhos da mulher Jezabel descrita na carta de Tiatira em Apocalipse:

1. Os filhos de Jezabel são produtos do seu adultério espiritual, os aderentes as suas falsas doutrinas, os adeptos aquela imoralidade realizadas por ele e os que eram coniventes aos seus atos promíscuos e impuros – Romanos 2. 1 a 3;

2. O castigo poderiam ser também referente aos filhos carnais da ímpia Jezabel de Tiatira, que teriam nascido dos adultérios cometidos por ela;

3. Espiritualmente falando, todas as formas de iniqüidade espiritual, envolvida na paganização do cristianismo, estão em foco, e não apenas o gnosticismo antigo. O julgamento divino limpará a igreja , libertando-a de toda poluição – Mateus13. 24 a 30

... e todas as igrejas conhecerão ...” – O vidente João literalmente se referia aqui às  sete igrejas locais de Apocalipse. É obvio que igreja universal esta sobre o mira dos olhos do Senhor, e não somente as igrejas da Ásia Menor. Pois os atos imorais, a prostituição, o engano e o mal não escapam dos seus olhos. O Senhor é aquele que sonda o coração e a mente dos homens, e certamente esta destacado aqui a “Onisciência, Onipotência e Onipresença” do Deus todo poderoso.      

... eu sou aquele que sonda as mentes e os corações ...” – Existe uma aparência superficial que pode mascarar o caráter verdadeiro de um homem. Porém, nenhuma máscara pode ser conservada no lugar quando o olho de Cristo, que tudo percebe, determina a natureza do julgamento que sobrevirá a uma pessoa. Nossa retidão precisa exceder a religiosidade dos escribas e fariseus.

O texto denota uma sondagem cuidadosa, seguida da idéia de seguir os passos, com ação resultante, por causa daquilo que descoberto – Jeremias 11.20.

Deus é aquele que testa, ou seja, sonda a natureza verdadeira do coração e da mente do homem. - “os olhos do Senhor estão em todos os lugares, contemplando os bons e os maus” – Provérbios 15.3
  
Os juízos que se seguirão pois, serão justos e completos, em nada falhos, porquanto repousam sobre total discernimento e informação. O julgamento seria tão notório quanto o escândalo fora evidente.

... mente ...” – O original do grego aqui é “nephros” que significa “rins”. Para o hebreus rins seria a sede das emoções afetos, ao passo que o coração seria a sede dos pensamentos. O rim e coração são usados como sinônimos para indicar a esfera mais intima de uma pessoa que oculta os sentimentos, os pensamentos e a moral de alguém. – Salmo 7.9 – Jeremias 11.20 – 12.2 e 17.10.    

Ao tradutores da “Septuaginta”, entretanto traduzem o termo hebraico que significa rins por mente. A lição é claríssima; Jesus Cristo, que a tudo conhece, sondará e revelará a própria alma de cada individuo, em seus pensamentos íntimos, em seus propósito motivos, e não apenas o que cada qual tiver meramente praticado.

... corações ...” –Algumas vezes esse termo indica os pensamentos , outras vezes as emoções. Mas, quase todas suas ocorrências no Novo Testamento está em foco a alma, o homem real e interior, em contraste com a pessoa física e os seus atos, que podem ser vistos por outros homens.
... darei a cada um segundo suas obras ...” – Em consonância com o que acabara de ser dito, isso significa não meramente obras realizadas, mas também o intuito e a natureza espiritual do homem, os seus motivos e os seus desejos secretos.

O homem será julgado tanto pelo que tiver feito, como por aquilo que é, e não haverá exceção quanto a isso. Até mesmo os cristão serão julgados dessa maneira – “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem e o mal que tiver feito por meio do corpo” – II Coríntios 5.10
que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento” – Romanos 2.6

Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo suas obras” Apocalipse 20.13

Há uma lei universal da semeadura e colheita, a qual sob hipótese alguma, será contradita pelos homens, porquanto foi divinamente instituída, e por Deus é controlada e será cumprida. – Gálatas 6. 7 e 8
     
Apocalipse 2.24 – “Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;”

... a vós outros, os demais ...” – Isto é, os membros daquela igreja sem importar seu num erro que não se deixaram arrastar pela imoralidade dos gnósticos e nem pela paganização geral da igreja, mas que, de algum modo, resistiram às pressões pagãs, opondo-se aos ímpios desígnios do culto de Jezabel.

Tal como em outras palavras, nos dias de Jezabel, além de Elias o profeta de Deus, preservara sete mil homens que permaneceram fiéis e não dobraram seus joelhos a Baal, assim também na igreja de Tiatira, havia aquele que permaneceram fiéis ao Senhor. Portanto, as denuncias constantes desta carta nãos visam a igreja toda, e nem a igreja local de Tiatira e nem a igreja da cidade das Trevas, profeticamente salientada.

... tantos quantos não tem essa doutrina ...” – Esta aqui em foco, especificamente os fieis seguidores da Cristo,  que ouvem agora Jesus falando. Determinadamente rejeitaram os ensinamentos e o estilo de vida de Jezabel, e aderiram aos ensinamentos das escrituras.

... como eles dizem ...” – Alguns interpretes, entretanto, acreditam que os gnósticos chagavam ao extremo de afirmar que o individuo precisa conhecer as profundezas de satanás, a fim de obter o conhecimento necessário sobre a natureza do mal. Isso não é impossível, de forma alguma, quando consideramos que na realidade eles diziam que os anjos vinham prostrar-se a seu lado encorajando-os a praticarem todas as imoralidades, a fim de ganharem experiências, o que melhoraria o seu conhecimento, pelo qual finalmente é dada a salvação.

A história tem mostrado que algumas seita gnósticas tinham a natureza propositalmente satânicas. Por assim dizer, aliavam-se a satanás, visando derrotá-lo. Alguns deles entretanto deixavam cair por terra todo fingimento, e adoravam abertamente satanás.

 “... causas profundas de satanás ...” – A expressão fica sem maiores esclarecimentos, pelo que é possível boa variedade de interpretações, conforme se vê nos cinco pontos abaixo:

1. Tal declaração pode ser irônica, aquilo que os gnósticos chamavam de coisas profundezas espirituais de Deus, o vidente João ridiculariza, dizendo na ser na realidade eram “coisas profundas de satanás”. A imoralidade dos gnósticos não podiam ser consideradas parte da ética cristã, inspirada pelo Espírito Santo, mas eram antes manifestações do reino das trevas;

2. Há aqui uma alusão a jactância dos mestres gnósticos acerca das grandezas espirituais, acerca do conhecimento secreto, de que os tolos que seguem a fé,  não teriam conhecimento, e no que eles, os conhecedores tinham sido iniciados;

3. Talvez essa declaração não tenha intuito irônico, pois os gnósticos investigavam as profundezas de satanás, a fim de entender a verdadeira natureza do mal, eles julgavam labor em favor deles, livrando-os do mal, porque de acordo com as doutrinas deles;

4. Alguns vêem aqui nada menos que reais adoração de satanás, com uma veneração proposital ao arcanjo do mal. Os gnósticos “Ofitas”, adoravama serpente; e os gnósticos posteriores, como os “Cainitas, Carpocracianos e os Naassenos”, jactavam-se de seu conhecimento de satanás.

Os gnósticos Ofitas descendem da apalvra grega “Ophis” e significa serpente, os Naassenos, tem sua raiz no hebraico “Naash”e por as vez também significa serpente. Estas seitas adoravam abertamente ao principio do mal, tendo satanás por detráz do mesmo.   

Alguns  desses cultos gnósticos chegaram mesmo a reverter os ensinamentos das Escrituras, chamando a satanás de deus, ao passo que o Deus da Bíblia seria maligno. Por isso, Moisés seria o vilão e faraó o herói; Jezabel e Acabe seriam bons, e Elias o impostor e maligno. Sabendo disso os cristãos fiéis de Tiatira dificilmente se deixariam seduzir pelos ousados convite para conhecer as profundezas de satanás.         

Este é o oposto dos ensinamentos de Paulo, isto é, que Espírito sonda as profundezas de Deus – I Coríntios 2.10 – Romanos 11.33 e Efésios 3.18
                                                                                                                 
Não devemos aliviar a interpretação simbólica e espiritual do presente versículo. Qualquer doutrina que afasta o homem de Cristo, qualquer coisa que seja colocado acima de Cristo, na realidade é um meio usado por satanás para afastar-nos do Senhor e conduzir a destruição. Existem muitas formas de gnosticismos implantados em nosso meio nos dias de hoje. As mais disfarçada dessas formas é a “crença fácil” na igreja, a qual faz a salvação depender apenas da crença em um credo, não exigindo a outorga da própria  alma à pessoa aludida no credo a Jesus Cristo.

... outra carga não jogarei sobre vós ...” – A carga da responsabilidade daquele cristãos, consistia de observarem pelo menos os principais mandamentos éticos: evita a idolatria devotando a alma a Cristo; evitar os pecados mais grosseiros, como a prostituição. Por isso, os gentis novos convertidos ao cristianismo, deveriam resguardar-se das práticas dos gnósticos – Atos 15. 28 e 29

O cristianismo te seu fardo, embora Cristo seja capaz de torná-lo leve. O seu julgo é leve, porquanto torna-se  a plumagem de um pássaro que nos faz ascender espiritualmente. Porém, não será leve e nem nos fará subir espiritualmente enquanto não usarmos com seu devido propósito. - Mateus 11. 28 a 30

Apocalipse 2.25 – “tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.”

... tão somente conservai ...” – Em  primeiro lugar – Era mister continuar observando as regras baixadas pelo concílio de Jerusalém, acerca da conduta das igrejas gentílicas. – Atos 15.2 – “que abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem com sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde

Em segundo lugar – Era preciso continuar praticando o amor cristão a fé, o serviço e a resistência paciente, virtudes essa possuídas pelos cristão de Tiatira.

E terceiro lugar – Manter aquilo que tinham adquirido, cuidar para não perder o que eram mais precioso; para não retrocederem. Deveriam permanecer espiritualmente onde se achavam, até que alguma manifestação divina melhorasse a condição geral da igreja.

... até que eu venha ...” – Consideramos, sobre essas palavras, os seguintes três pontos:

1.  A “parousia” ou seja, o segundo advento de Cristo esta em pauta aqui, o que se torna necessário, com base em diversas considerações:

a – Sem qualquer qualificação, a menção dessa vinda, deve significar a segunda vinda de Cristo, considerando que a igreja primitiva pensava que a mesma poderia ocorrer a qualquer momento – I Coríntios 15.51

b – O s versículos vinte e seis, vinte e sete e vinte e oito desse capítulo, há notas sobre o milênio; pelo que a vinda de Cristo virá antes desse advento, então iniciará o Milênio que deve estar em foco

2. Podemos dizer que essa vinda de Cristo indica a renovação espiritual trazida pela reforma da igreja no ano de 1500 d.C,

3. Podemos afirmar que essa vinda envolverá juízo e poderá ocorrer em qualquer período da história eclesiástica, sobre qualquer igreja local que tenha o caráter da igreja de Tiatira.

3. Promessa

Apocalipse 2.26 – “Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,”

... vencedor ...” – Em cada caso, e cada uma das sete igrejas da Ásia Menor,  o “vencedor” é aquele que dá atenção às advertências e instruções da carta sob consideração, e cumpre aquilo que dele é exigido. Portanto, aqui o vencedor é aquele que desafia o culto encabeçado por Jezabel, que evita a imoralidade e contra ela combate; que ama, trabalha e suporta as provações.  

Aqui temos um palavra chave neste sentença, é a expressão “vencer”, que no grego está no particípio presente “aquele que vencer”. A vitória antecipada da igreja tem seus fundamentos postos na vitória já conquistada por Jesus Cristo. Ele venceu a guerra, mas ela ainda não terminou. Não só os Mártires, mas cada cristão esta pessoalmente engajado nessa guerra contra satanás e seus correligionários. Considerando os pontos abaixo:

1. O vencedor é aquele que Permanecer fiel a Cristo, opondo-se as práticas gnósticas;

2. O vencedor é aquele que der ouvidos às admoestações de retornar ao primeiro amor, e as premiras obras;

3. O vencedor é aquele que repelir as mensagens sem moral de Jezabel, mantendo a pureza da fé;

4. O vencedor é aquele que permanecer constante, sob meças e perseguições políticas,
militares e religiosas;     

Portanto, cada seguidor de Cristo recebe promessa e vida eterna e todas as demais promessas que ele faz ao seus servos. – Apocalipse 2.10, 17, 26 – 3.5, 12 e 21. Todas as promessas são feitas ao vencedor, isto é, a cada cristão genuíno.

Todo cristão genuíno é um vencedor porque:

1. Não existe cristão verdadeiro que também não seja um soldado, e está envolvido em uma guerra, não sendo mero espectador. Ele conta com armadura de Deus e a usa, domina e vence o mal – Efésios 6.11;

2. Coisa alguma foi prometida àqueles que não se mostrarem vencedores nessa luta. Cada uma das sete epistolas do Apocalipse promete algo ao vencedor – Apocalipse 2.7, 10, 17, 26 3.5, 12 e 21;

3. Cristo é o vencedor Mor, Ele é o nosso exemplo. Quanto a esse título que é aplicado ver – Apocalipse 3.21 – 5.5 e 17.14

... ao que guardar até o fim minhas obras ...” – Essa declaração define o vencedor. Aquele que resiste firmemente até o fim; aquele que professa ter vida espiritual, mas também progride na mesma.  O vencedor é aquele que opõem à invasão do paganismo na igreja, é aquele que ama, trabalha e permanece firme. Observamos que essas eram ao obras de Cristo, porquanto o cristão as cumpre em seu nome, mediante o impulso dado por ele. As obras de Cristo fazem contraste com as obras de Jezabel.

... até o fim ...” – Isto é, até a volta do Senhor. Aquele que for fiel até o fim, em realizar as obras de Cristo – João 14.12

... eu darei autoridade sobre as nações ...” – É apenas nesta carta e na de Pérgamo que Cristo faz uma promessa dupla, a qual ele introduz o verbo “dar”, ele da autoridade e a estrela da manhã.

A autoridade que Jesus delega a seus seguidores é a mesma palavra usada por Jesus antes de sua ascensão ao céu. “Toda autoridade no céu e na terra foi me dada” – Mateus 28.18  - Jesus governa sob a face desta terra como “Reis dos reis e Senhor dos senhores”.
Vemos aqui uma promessa associada ao “Milênio” – Apocalipse 20.4 a 6 – Aqueles que não adoraram a Besta e nem receberam sua marca, esses reinarão co Cristo.

Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição ; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele os mil anos” – Apocalipse 20.6

O reino que foi rejeitado pelos judeus, ainda será realizado e será inaugurado quando a segunda vinda de Cristo. A promessa aos cristãos fieis terão posições de poder naquele reino, os mansos herdarão a terra.

Notemos que aqueles que repeliram  o corrupto mundo de Jezabel, herdarão o novo mundo. Contudo o mundo haverá de atravessar duas horrendas guerras, que envolverão armamentos atômicos.

O texto citado, mostra que não somente o santos da tribulação, mas aqueles que enfrentarem  e vencerem ao anticristo, haverão de reinar com Cristo, durante o milênio, porquanto, profeticamente falando a igreja de Tiatira não representa o período da Grande da Tribulação. Os cristãos que tiverem sido fieis, de  algum modo, exercerão autoridade na terra, durante o período do Milênio.

Os cristão que tiverem sido fiéis, de algum modo, exercerão autoridade na terra, durante o período do milênio. Isso não significa que todos o farão. Mas alguns receberão esse privilégio, cujo destino é ter tal serviço e que tiverem merecido tal coisa, mediante sua fidelidade e sua oposição às forças do anticristo.

Apocalipse 2.27 – “e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;”

... e com cetro de ferro ...” – A promessa ao vencedor é reforçada por uma alusão e uma citação de um salmo messiânico; a alusão ao exército de autoridade sobre as nações é oriunda a Salmo 2.8 – “pede-me, e eu te darei as nações por herança a as extremidade da terra por tua possessão” 

Salmo 2.9 – “com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro” – A fraseologia tomada deste salmo messiânico retrata o cetro régio de Cristo, que simboliza sua autoridade de governar, de exercer a disciplina e impor juízo. Com Cristo o cristão que vencer terá autoridade de governar. – I Coríntios 6.2,

Esse Salmo Fo aplicado por João ao Cisto vencedor, o qual em Apocalipse 12.5 e 19 15 – regerá à nações conquistadas com “vara de ferro”. Mas, segundo essa promessa, o Cristo entregará esse poder aos mártires e seus vitoriosos companheiro na morte. Harmonizando esse ponto de vista, devemos observar que quando Cristo vier em poder, a fim de ferir às nações, e governá-las com vara de ferro, será assistido por seu exército de mártires, vestido de linho branco e montados em seus cavalos brancos. Naturalmente, o texto ao se limita aos Mártires, embora estejam em mira, por ter sido o anticristo que os matou, assim sua vitória será total e completamente revertida.

... regerá ...” – Essa palavra no grego vem com raiz que subentende “como um pastor”.  Isto é, “poimaito” que significa “arrebanhar ou pastorear”. O governo de Cristo será severo, será protetor e beneficente, sendo exatamente isso que esperamos do Cristo eterno, como governante.

... cedro ...” – Temos aqui uma alusão ao “cajado” dos pastores ou “cedro” dos reis. Ambos os usos podem ser encontrados no grego, e ambos os usos tem aplicação no presente versículo. “O Grande Rei é um Rei Pastor” 

... reduzirá em pedaços ...” – A segunda vinda de Cristo representará a maior intervenção divina na história da humanidade. o mal será tratado com estrema severidade; haverá destruição generalizada, o que levará os homens a perderem a esperança na própria sobrevivência da humanidade. Dentre os destroços, entretanto, surgirá um mundo purificado, com um novo a mais elevado senso de espiritualidade.

O Espírito de Cristo reinará de modo absoluto. Seu poder total é vinculado à completa desintegração de um vaso de barro, devidos às vigorosas pancadas dadas com cetro de ferro, indicando quão completamente ele brandirá autoridade, e quão completamente ele usará.

Não há qualquer referencia sobre conversão dos povos pagãos antes da volta de Cristo. O Milênio será um estado intermediário preparatório do estado eterno. Durante seu governo no milênio, Cristo será sempre o Salvador e o Restaurador. Assim sendo, seu governo embora severo, visará à verdadeira conversão dos povos.

Também não se deve pensar que haja alusão ao surgimento do protestantismo, a fim de corrigir os erros de Roma. O texto ultrapassa em muitos a todas as considerações dessa ordem.

Apocalipse 2.28 – “assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.”

... assim como também eu recebi de meu Pai ...” – Essas palavras deveriam fazer parte do fim do versículo anterior, porquanto ali elas se ajustam muito melhor. Isso alude à tomada de autoridade do Filho de Deus, a FM de governar, e não tanto a promessa referente à “Estrela da Manhã

Notemos que essas palavras são um reflexo de Salmo 2.7 – e este Salmo achara aludido em conexão com autoridade do Filho sobre as nações, autoridade essa que Deus deu ao  seu Filho, por isso em outras versões bíblicas aparecem a seguinte expressão: “Recebi do meu Pai a autoridade

A idéia inteira desse segundo Salmo, é que o Pai fará o Filho triunfar sobre esse mundo hostil, passando este a ser governado pelo Senhor. Notemos que conceito de I Coríntios 15. 24 a 28 – expande o próprio conceito que temos aqui – “Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos, debaixo dos pés” – I Coríntios 15.25    

Sua,  autoridade procede do Pai, tanto se verifica em Mateus 28.18, onde Jesus aparece vestido de autoridade. Portanto, Jesus brande toda autoridade, nos céus e na terra, na qualidade de Filho de Deus – “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo-lhes: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra” 

... dar-lhe-ei ainda a estrela a manhã ...” – Em algumas traduções, as escrituras nos diz: “darei ao vencedor a estrala da manhã”. Esse termo aparece mais uma vez em Apocalipse, onde Jesus aplica a si mesmo. “Eu sou a raiz e a geração de Davi, brilhante estrela da manhã” – Apocalipse 22.16

Podemos ver uma alusão a passagem de Balaão que profetiza: - “Uma estrela sairá de Jacó, um cetro surgirá de Israel” – Números 24.17. O símbolo da cetro conduziu a estrela, pois ambos são símbolos da realeza que o cristão partilha. 

Existe muitas e até mesmo contraditórias interpretações sobra a estrela da manhã. Nos pontos abaixo apresentaremos o sumário desses variados pontos: 

1. Alguns pensam que essa estrela é “Lúcifer”, extraída do mal. – Isaias 14.12 – Neste caso, a promessa é a vitória é sobre satanás, vitória essa outorgada aos cristãos, por se terem deixado cativar por Cristo, sujeitando-se aos seus discípulos. Assim sendo, este versículo estaria ligado a Lucas 10.18, onde satanás é visto caindo dos céus como um relâmpago – “Mas ele disse: Eu via satanás caindo do céu como um relâmpago

2. Outros estudiosos vinculam este versículo com a passagem de Daniel 12.3, onde se diz que os próprios justos brilharão como estrela para todo sempre – “Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à justiça como estrelas, sempre e eternamente

Existem outros versículos com pensamentos similares – “Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino do seu Pai. Quem tem ouvido para ouvir, ouça” – Mateus 13.43 – “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até o dia ser perfeito” – Provérbios 4.18

3. A estrela é um antigo símbolo de senhorio como lemos em Números 24.17 e Mateus 2.2 – “Onde está o recém nascido Rei dos Judeus? Porque vimos sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.” 

É possível, por conseguinte, que a estrela dada a Cristo seja equivalente à promessa contida em Apocalipse 20. 4 a 6, onde se lê que aqueles que venceram ao anticristo, mediante a ressurreição, receberão poderes reais.

4. Para os antigos , a “Estrela da Tarde” simbolizava a morte, mas a “Estrela da Manhã” simbolizava a vida e a imortalidade. Por isso o próprio Jesus é identificado como a “Brilhante Estrela da Manhã” – Apocalipse 22.16 – “Eu, Jesus, enviei meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de  Davi, a brilhante estrela da manhã

Por conseguintes, apesar de serem usados termos diferentes, o ensinamentos é essencialmente idênticos à “Árvore da Vida” em Apocalipse 2.7 – “Coroa da Vida” em Apocalipse 2.10 – “Maná Escondido” em Apocalipse 2.17. a estela da manhã também era símbolo da glória celeste, pelo que essa vida vem através de Cristo como Senhor celestial. 

5. Também há pessoas que pensam que pensam que a estrela da manhã representa o Espírito Santo, embora os tais não possam provar que o Espírito de Deus pode assim ser simbolizado, ao passo que Cristo é assim representado nas Sagradas Escrituras. – Apocalipse 22.16

A “Estrela da Manhã” é o próprio Cristo, a exercer sua grandiosa obra remidora, a vida mediante a iluminação, a participação em sua própria glória; Cristo é quem trará a gloria celeste. Essa estrela nos trará a excelência da glória de Cristo, a luz da sua presença, a concretização de todas as promessas do evangelho. Essa promessa não terá cumprimento antes da vida de Cristo. Por conseguinte, não é qualquer regra temporária da igreja.  

Apocalipse 2.29 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” – Essa frase foi emitida pelos lábios de Jesus Cristo durante seu ministério terreno, porém aqui aparece com um complemento “O que o Espírito diz a igreja” ocorrendo em cada uma das cartas individualmente. – (2.7,11,17,29 e 3.6,13,22). Trata-se de uma solene chamada, para que se aplique o que acaba de ouvir. Já que Cristo é apresentado como quem fala, não admira que a forma de expressão seja similar a declarações genuínas de Jesus nos evangelhos. – Mateus 11.15 – 13.9.43 – Marcos 4.9,23 – 7.16 – Lucas 8.8 – 14.35.

Essa é uma expressão usada acerca de verdades radicais. As sete cartas deveriam ser lidas nas igrejas – Apocalipse 1.3 – poucas pessoas poderiam lê-las pessoalmente, mas todos poderiam ouvir a leitura dessas instruções. . Portanto já que eram capazes de ouvir, porque seu aparelho auditivo estava em funcionamento então, deveriam ter sabedoria de dar ouvidos e de pôr em prática o que lhes estava sendo lido.

A primeira parte dessa sentença é uma expressão que se refere ao ato de ouvir mecanicamente ou fisicamente, ela vem acompanhada em dar ouvido.a segunda parte é uma ordem para ouvir atenta e obedientemente as palavras do Espírito Santo. Jesus fala através do Espírito como também se faz ouvir em outras passagens das escrituras. – João 14.26 – 15.26 – 16.13 e14 – Atos 2.23.

Os ouvidos que ouve. Um dos mas solenes estudos da Bíblia inteira é aquele que concerne ao ouvido que ouve.

No fim de quarenta anos passou no deserto, Moisés diz Israel que embora tivessem visto tantos prodígios, Yahweh não lhes dera, côo noção olhos para verem e ouvidos para ouvirem – Deuteronômio 29.4 – E quando se achavam na Terra de Canaã também não deram ouvidos aos mensageiros de Deus os Profetas, a Isaias – “Ouvi, ouvi, e nada entendais, vede,vede mas nada percebais, torna insensível o coração do povo endurecendo-lhes os ouvidos e fechando-lhes os olhos, para que não venham ver com os olhos, a ouvir com ouvidos e entender com o coração, e se convertam , e sejam salvos” – Isaias 6.10 – O profeta Jeremias clama: “ouvi agora isso,ó povo insensato e sem entendimento que tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis – Mas não lhe deram ouvidos nem atenderam, porém andaram nos próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante desde o dia que vosso pais saíram da terra do Egito, até hoje, enviei-vos todos os meus servos , os profetas, todos os dias, começando de madrugada, eu vos enviei; mas não deste ouvidos, nem me atendestes; a cerviz fizeste pior que seu pais” – Jeremias 5.21e 7.24 a 26  

Essas citações não da apenas lugar a interpretação fatalista , mas põem toda culpa sobre o endurecimento do coração e o desprezo dos ouvintes.

Podemos citar outras diversas passagens que refutarão no mesmo sentido – Ezequiel 12.2 – “Filho do homem, tu que habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, tem ouvidos para ouvir e não ouve, porque é tu casa rebelde”  - O ouvir sem a devida reação positiva produz a ilusão fatal; a capacidade dos homens se esquecem do que diz Tiago 1. 22 a 24 – “Tornai-vos pois, praticante da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos, porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante assemelhar-se-ão homem que contempla, no espelho, o seu rosto natural, pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era seu rosto”    
      
O Senhor Jesus chegou até a dizer para seus discípulos, no barco – “...ainda não considerastes, nem compreendestes?tendes o coração endurecido? Tendo olhos não vedes? E,tendo ouvidos, não ouvis?” – Marcos 8.17 e 18

E não podemos esquecer-nos do que fala o Apóstolo Paulo – “pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo sua próprias cobiças, como que sentido coceira nos ouvidos se recusarão a dar ouvidos, à verdade, entregando-se as fábulas” – II Timóteo 4. 3 e 4.
 
Ora, por nada menos do que sete vezes nos e por oito vezes no livro de Apocalipse, ecoa aquela chamada vital, aberta e particular – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas

1 – Visam a todos os membros da igreja.
2 – Só podem ser colocadas em prática pelos que possuem discernimento espiritual, por aqueles que buscam o mesmo, de tal modo que ponham em prática o que ali e encontrado.
3 – Procedem elas do Espírito, porquanto foi ele quem as proferiu; por conseguinte, só podem ser discernida espiritualmente, por serem imperativos  divinos.
4 – O significado dessas declarações transcendem ao que é terreno, e presente; fornece-nos um vislumbre da glória futura.
5 – Essas mensagens foram dirigidas à comunidade religiosa, coletivamente, porém, também aplica-se individualmente.

Possuímos “Discernimento Espiritual” e a sensibilidade necessária para “dar ouvidos ao que foi dito”. Esse são ouvidos de que precisamos, se os temos, então que os usemos.


Jezabel e seus filhos prosseguiram tal como são, mas os outros membros da igreja de Tiatira ouvirão. Que todos os cristãos dê mais estrita atenção a essas predições feitas por Cristo, e que sejam elas uma influência poderosa sobre o seu coração e sobre a sua vida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário