segunda-feira, 25 de maio de 2015

Curso de Oficiais - Casa de Oração - 1ª Aula


1ª Aula - Curso de Oficiais Casa de Oração Para Todos os Povos

A primeira coisa que demos saber é que: Estamos formando oficiais para o reino de Deus que seja instruído na Palavra de Deus, capacitado pelo Senhor Jesus e direcionado pelo Espirito Santo de Deus. Satanás não brinca com nossa vida e não podemos brincar de ser cristão

Atos 26.19 – “Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial”

1 – UM  OFICIAL É UM SOLDADO – I Timóteo 2. 1 a 6

·        Você é um forte – Jesus é a fonte que nos fortalece no dia da nossa fraqueza, Ele é a fonte do saber e da vida.
·        Você é um multiplicador – O Senhor esta nos dando capacitação de formar opiniões, e não mais nos preocuparmos apenas com nosso próprio bem estar.
·        Você é um soldado – Enfrente novos desafios da vida como guerreiro, como soldados não podemos deixar de ir ao combate.
·        Você deve ter um foco – Todo soldado que vai para guerra tem uma missão a cumprir. Não podemos mudar o plano de estratégia de guerra e agir por conta própria, vamos colocar nossa vida e dos nossos companheiros em risco.
·        Você deve ser disciplinado – Ser fiel a sua vocação, e fazer a vontade de Deus padrão para todas as coisas.
·        Você será o primeiro a receber a recompensa – Os frutos que vamos colher é, salvação de vidas, transformação de vidas, e bênçãos pessoais.      

2 – ELEITOS POR DEUS 

Somos eleitos por Deus desde o ventre de nossa mãe, para sermos: Seus filhos e instrumentos dEle para sua obra aqui na terra – I Pedro 1.9 – O oposto a eleição é a reprovação. Pessoas que tiveram chance de servir a Deus mas escolheram não fazer. Isso se chama “Livre Arbítrio”

“Lembre-se Deus é: “Eterno, Imutável, Onisciente, Onipotente e Onipresente”, ou seja, Ele sabe com quem pode contar de verdade – Gálatas 1. 15 e 16 / Jeremias 1. 5 a 9    

·        Somos eleitos por Deus -   Já existia uma pré-eleição da parte de Deus para nós antes que soubéssemos ou a desejássemos. Assim com foi com Apóstolo Paulo e o Profeta Jeremias.
·        Somos capacitados por causa dessa eleição – Assim com Jeremias hesitou e encontrou desculpas para não aceitar o chamado. As vezes agimos na carne da mesma maneira, e nos enchemos de desculpas – Filipenses 2.13
·        Somos conduzidos pelo Espírito Santo de Deus – A mensagem que Jeremias deveria transmitir ao seu povo seria inspirado por Deus.

.... porque a todos a quem te enviar irás .... – Quando somos guiados pelo Espírito Santo não precisamos temer nada, porque Deus já providenciou todas as coisa que vamos precisa nesta caminhada. Por isso se porventura entrarmos por algum caminho errado é preciso ser sensível ao Senhor para retornar enquanto há tempo, entrar novamente no caminho que Deus nos colocou – João 3.8

... e tudo quanto te mandar falarás ... O mesmo temor de Jeremias também recaiu sobre Moisés – Êxodo 3.10 - ... Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente, nem outrora nem depois que falaste ao teu servo, pois sou pesado de boca e pesado de língua. Deus responde para Moisés – Êxodo 3.11 – Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo?, ou Surdo, ou o que vê ou o cego? Não sou eu, o Senhor! – Sabe o que Deus quer ensinar com isso? Pare de murmurar – Mateus 10.19 a 20 

3 – CONCEITO DE CHAMADO

Mateus 9.9 - Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.

Em Marcos e Lucas ele é chamado de Levi, possivelmente foi o autor do livro que leva o mesmo nome de Mateus. Sendo ele judeus exercia a função de publicano, pessoas que trabalhavam como funcionário publico para o governo Romano cobrando impostos. Por isso os publicanos em geral não era bem quisto por causa de sua desonestidade, e da violência usada por tais homens para extorquir dinheiro dos judeus, das viúvas, lesava o próprio governo de Roma, apresentado falsos relatórios, aceitava suborno com intenção de enriquecer rapidamente.

Segundo as Leis dos Judeus, os publicanos eram considerados homens assassinos,  impuros e salteadores, e jamais teriam chance alguma se se arrependerem e ser salvos. Jesus com se infinito amor veio quebrar esse paradigma, e anular toda sentença na vida dos homens, declarando que aqueles que para sociedade é considerado escória , para Deus é instrumento de benção. Isaias 35.8

Jesus disse: Lucas 5.28  – “Segue-me! Ele se levantou e, deixando tudo, o seguiu” – Chamado feito, chamado aceito! Mateus passou do Império Romano para o Reino dos céus, e logo em seguida começa exercer seu chamado dando frutos – Lucas 5. 29 a 32 –  Mateus 9.  13  

VEJAMOS COMO SE DEU O CHAMADO DO DOZE DISCÍPULOS

Mateus 4. 18 a 22 – Marcos 1. 16 a 20 – Lucas 5. 1 a 11

A chamada dos quatro primeiros discípulos de Jesus, André, Tiago, Pedro e João. Porém em João 2. 35 a 42 diz que André e Pedro seu irmão eram discípulos de João Batista, e passaram a seguir Jesus de pois da famosa frase –“Eis  Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” – os quatro eram pescadores, e foram convidados a seguir a Cristo dedicando-se ao discipulado – “E disse-lhes: Vindes após mim, e eu vos farei pescadores de homens”  

Mateus 9.9 – Marcos 2. 13 e 14 – Lucas 5. 27 e 28 - Já vimos acima, o chamado de Mateus o publicano.

Lista com o nome dos doze apóstolos segundo o Evangelho de Mateus, são eles – Mateus 10. 2 a 4 – 1. Simão Pedro – 2. André seu irmão – 3. Tiago filho de Zebedeu  – 4. João irmão de Tiago – 5. Felipe  - 6. Bartolomeu – 7. Tomé – 8. Mateus, o publicano – 9. Tiago, filho de Alfeu – 10. Tadeu – 11. Simão, o zelote – 12 Judas Iscariotes.     

Lista com o nome dos doze apóstolos segundo o Evangelho de Marcos, são eles – Marcos 3. 13 a 19 – 1. Simão Pedro – 2. Tiago, filho de Zebedeu – 3. João, seu irmão (João e Tiago receberam o nome de Boanerges que que dizer “Filhos do Trovão” – 4. André – 5. Filipe – 6. Bartolomeu – 7. Mateus – 8. Tomé – 9. Tiago, filho de Alfeu – 10. Tadeu – 11. Simão, o zelote – 12. Judas Iscariotes.

Lista com o nome dos doze apóstolos segundo o Evangelho de Lucas, são eles – Lucas 6. 14 a 16 – 1. Simão Pedro – 2. André, e seus irmãos – 3. Tiago – 4. João – 5. Filipe – 6. Bartolomeu – 7. Mateus – 8. Tomé – 9. Tiago, filho de Alfeu – 10. Simão, o zelote – 11. Juda, filho de Tiago – 12. Judas Iscariotes.

Lista com o nome dos doze apóstolos segundo Atos dos Apóstolos, são eles – Atos 1.13 –1. Pedro – 2. João – 3. Tiago – 4. André – 5 . Filipe – 6. Tomé – 7. Bartolomeu – 8. Mateus – 9. Tiago filho de Alfeu – 10. Simão, o zelote – 11.Judas, filho de Tiago.

Eis os nomes e as características pessoais dos Apóstolos

1. Simão, também chamado de Pedro em grego significa “pedrisco” ou Cefas, pedra na origem caldaica. Era filho de Jonas – Mateus 16.17 – pescador de profissão, Betsaida era sua cidade natal, mas resida também em Cafarnaum na Galiléia – Marcos 1. 21 a 29. As tradições antigas dizem que foi crucificado em Roma, de cabeça para baixo.

2. André, irmão de Simão Pedro, cujo seu nome no grego significa “Másculo”. Discípulos de João Batista, passou a ser discípulo de Cristo ao ouvir a frase “Eis o Cordeiro de deus que tira o pecado do mundo” Era sócio de Pedro na indústria de pesca. Diz-se que foi crucificado em uma cruz em formato de “X” em Acaia.

3. Tiago, filho de Zebedeu, um pescador da Galileia, que pertencia ao grupo selecionado dos três mais íntimos de Cristo entre os doze apóstolos. Oi morto pela espada de Herodes Agripa – Atos 12.2 . Era filho do apóstolo Tiago. Era também chamado de Judas – Atos 1.13.

4. João, outro filho de Zebedeu, irmão de Tiago. Eles fora chamados de “Boanerger que é Filhos do trovão” pelo Senhor Jesus – Marcos 3.17 – provavelmente pelo espírito exaltado que tinham, característica da profissão. Esse João é um dos três do círculo mais intimo entre os apóstolos, (Pedro, João e André) – Só eles forma testemunha ocular da ressurreição da filha de Jairo – Marcos 5.37 – da transfiguração de Jesus – Marcos 9.2 – e só eles tiveram permissão para esta no jardim do Getsêmani – Marcos 14.33  

5 . Filipe, era de Betsaida – João 1,44. Ele deve ser distinguido do diácono Filipe de Atos 6. Ele também foi instrumento para apresentar Natanael ao Senhor.

6.Bartolomeu, é mencionado exclusivamente na lista dos doze apóstolos, alguns acredita se tratar de Natanael, porém essa informação é incerta. Em João 21.2 estava junto com outros apóstolos pescando, por esse motivo acredita-se ser a mesma pessoa.

7. Mateus, filho de Alfeu, mas não o mesmo pai de Tiago. Também conhecido com Levi, era publicano. Tradicionalmente aceito como autor do evangelho que traz o mesmo nome.

8. Tomé, cujo nome significa “gêmeo”, embora não informação de algum irmão gêmeo dele. Somente em João contém algumas informações pessoais sobre Tomé. Mostrou-se disposto a morrer com Cristo – João 11.16 – mas, fraquejou na fé, duvidando da ressurreição de Cristo – João 20.25 – mas em João 20.28 – é o grande confessor da deidade de Cristo. É evidente qu.18 e fosse pescador de profissão. A tradição diz que ele foi pregador do evangelho na Síria, na Pérsia e na Índia.   

9. Tiago, filho de Alfeu. Com frequência é identificado com Tiago Menor, talvez fosse melhor traduzido como “Tiago pequeno”, obviamente essa designação se refere a sua estatura física, em comparação a Tiago filho de Zebedeu, ou talvez se refira a sua pouca idade. Era filho de uma das Marias mencionado no Novo Testamento – Marcos 15.40 – a tradição nos revela que ele pregou na Palestina e no Egito.

10. Simão chamado O Zelote. Também é chamado de cananeu, embora seja um tradução um tanto diferente. Deveria ser “Caneneano” que é uma referencia a um partido politico, que posteriormente foi chamado de “Zelotes” – Lucas 6.15

11. Judas, flho de Tiago, também chamado de Tadeu – Marcos 3.18 – e ainda é chamado de Labeu Mateus 3.10. acredita-se ser ele o escritor da epistola de Judas. Tradicionalmente eria pregado em Edessa, na Síria, na Arábia e na Mesopotâmia.

12. Judas Iscariotes, a tentativa de fazer seu nome significar “assassino” é fútil. Judas sempre aparece em último lugar na lista dos apóstolos, e sempre é identificado como traidor. Ele era o tesoureiro do grupo apostólico, . sua carreira o levou a apostasia e o suicídio – Atos 1.25 – Mateus 27.5 – Atos 1.18. sendo originário da Judéia, era o único apóstolo que não era da Galileia.

13 Matias, sucessor de Judas Iscariotes – Atos 1. 15 e 26 – Eusébio historiador eclesiástico, revela-nos que ele pertencera antes ao grupo dos setentas, e que, por isso mesmo, era testemunha ocular.

14. Paulo, no principio era aristocrata de Tarso, embora tivesse vivido em Jerusalém, sob os pés de Gamaliel. Certamente esteve afastado de Jerusalém durante o ministério de Cristo, porquanto a bíblia não relata nenhum encontro eles. Foi no caminho de Damasco que teve encontro com Cristo em visão - Atos 9 – Então sua reivindicação apostólica era autentica – Gálatas e 2.6 a 9.

4 – CONSCIENCIA DO MEU CHAMADO – I Timóteo 5.22

Oque é chamado – Chamado, é a separação para o ministério. Por isso é preciso ter muito cuidado para não sermos emotivos, e ser maduro e confiante que é Deus que está nos chamando, para não vir o arrependimento. – vejamos as regras fundamentais para exercer nosso chamado:

4.1  – Meu chamado é voluntário – Ninguém será obrigado a fazer o que não estiver a seu alcance por imposição autoritária ou imposição – Isaias 6.8
4.2  – Somos chamados para servir a Deus – O chamado não nos torna propriedade de homens e nem de organizações alguma. Quem morreu por mim foi Cristo – Atos 5.29 – João 15.16
4.3  – Nosso chamado não está ligado a nenhum mérito humano – Deus não escolhe homens bons ou capacitados, Ele apenas nos chama – Salmo 139.6
4.4  – As vezes somos relutantes a ouvir o chamado – Estamos tão aptos a dar desculpas e até achamos que Deus vai mudar de ideia e chamar outro no meu lugar – Jeremias 1.5
4.5  – Nosso passado não é impedimento para Deus me chamar para a obra – O homem é, e sempre será pecador enquanto estiver ligado fisicamente a terra – I João 1.7 a 9 e Efésios 2. 1 a 5
4.6  – Deus jamais pede opinião a homem algum - Se Ele pedisse nossa opinião antes de sermos tratados, certamente nossa resposta seria: NÃO! Por isso Ele simplesmente nos chama, e derrama Sua unção sobre nós – Filipenses 2.13
4.7  – Somos privilegiados – Apesar de ser uma grande responsabilidade, esse chamado é um grande privilégio, pois dentre muitos fomos chamados para um ministério santo – Marco 10. 28 a 30
4.8  – Esse chamado é irrevogável – Romanos 11.29 – Não importa onde formos, ou o que fizermos, esse chamado é irrevogável, nada pode anula-lo, sempre carregaremos essa marca em nossa vida. Precisamos ter cuidado para não fazer o mesmo que fez o Rei Saul – I Reis 13. 8 a 14 –          I Reis e 15. 1 a 30 I Reis 16.1 – Ezequiel 9. 3 a 6
4.9  – Fomos chamados para servir e não para ser servido – Isso é honra para nós, saber que sou instrumento de benção para o Senhor – Marcos 10.45
4.10        – Fomos chamados para dar frutos – Ninguém vai realizar o mesmo que nos, no mesmo tempo, com a mesma perfeição – Mateus 3.10 e Mateus 22.14
4.11        – O chamado não fará de nós um super-homem – As vezes vamos pensar em parar, vamos nos entristecer, vamos temer, ... mas em tudo Cristo nos sustentará. – I Coríntios 4. 7 a 15 e I Coríntios 6.  Lembremo-nos que perfeito teve apenas um, Jesus de Nazaré – Romanos 8.3 – Romanos
4.12 – O chamado não nos faz superior a ninguém – A Bíblia nos ensina que quanto mas nos é dado, mais nos é requerido. O maior serve o menor. João 3.30 – Marcos 9.35           

5 – PORQUE DEUS CHAMOU A MIM? – João 15.16

“Não foi vós que me escolhestes a mim, pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedires ao Pai em meu nome ele vo-lo conceda”

Porque Deus escolheu a mim que sou tão falho, tão pecador, tão pequeno, etc ...? Não existe um critério seletivo para Deus, como já vimos, Ele simplesmente nos chama e nos capacita. Assim como foi na vida:

Abraão – Gênesis 12 1 a 3
Moisés – Êxodo 3. 10 a 22 e 4. 1 a 17
Josué – Josué 1. 1 a 9
Gideão – Juízes 6. 11 a 24
Eliseu – I Reis 19. 19 a 21

Assim como diversos outros servos de Deu incluindo eu e você, fomos por Deus separados para sermos continuadores das obras de Jesus, e isso, de forma especial, porque aceitamos o chamado, usamos nosso livre arbítrio e dissemos SIM! Ao Senhor – medite neste texto abaixo.

I Coríntios 1. 26 a 28 – “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres de nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo, para envergonhar as fortes, e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus”